Planejamento Estratégico
Com o Planejamento Estratégico de TI em sua empresa, será possível identificar as necessidades dela a fim de melhorar a integração de processos de sistemas; bem como poderá analisar investimentos e comprometimento da organização com o plano de soluções, adequando os recursos financeiros com os objetivos propostos.
Apesar da rápida evolução da Tecnologia, dos canais de Informação, Telecomunicações e dos investimentos efetuados neste setor, em geral a área de TI costuma ter uma imagem negativa dentro das organizações. A direção dessas organizações freqüentemente se questiona sobre os aspectos de custos versus benefícios dos projetos de TI.
Com vistas a uma melhoria dos serviços, bem como levando em conta as oportunidades de novos usos da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações, torna-se imperativo um Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação – PETI.
Nossa metodologia engloba:
Alinhamento Estratégico da TI
Mitigação de Riscos.
Benefícios dos Projetos de TI
Viabilidade dos Projetos.
Governança de TI
Construindo um modelo de Governança de TI apoiamos os objetivos básicos de conhecer os seus valores e importância estratégica, bem como assegurar que possa suportar as operações da empresa, garantindo a implementação das estratégias necessárias para atender ao seu crescimento e expansão no futuro.
As melhores práticas de governança de TI visam garantir que as suas expectativas serão atendidas e os riscos inerentes, minimizados. A governança de TI, como parte integrante da governança corporativa, precisa levar ao conhecimento dos membros da diretoria e do conselho as informações necessárias para permitir decisões sobre os seguintes aspectos (IT Governance Institute, 2001):
Demonstrar a capacidade da TI como viabilizadora de novos modelos de negócios, assim como mudanças nas práticas de negócios;
Demonstrar o aumento dos custos de TI e o correspondente aumento do valor da informação;
Informar os riscos de se fazer negócios no mundo digital integrado em rede, assim como a insegurança gerada pela dependência de entidades que estão fora do controle direto da empresa;
Informar os possíveis impactos da TI na continuidade das operações, devido ao aumento crescente da dependência na disponibilidade da informação e da TI em todas as áreas da empresa;
Desenvolver a capacidade da organização de TI em construir e manter os conhecimentos essenciais para garantir a sustentação e o crescimento dos negócios;
Informar o aumento do impacto de eventuais falhas em TI na imagem, reputação e valor da empresa.
Plano de Continuidade
Oferecer continuidade dos serviços e processos de TI em momentos de crise é vital para a própria existência de uma organização. O Plano de Continuidade de Negócios identifica o ambiente de TI e as suas vulnerabilidades, contribuindo para que haja correção em tempo hábil nos negócios da sua empresa.
Propondo novas estratégias e planos para oferecer um ambiente continuado de serviços de TI. O plano define estratégias e alternativas para que a organização trate os eventos de crises e desastres de TI de forma adequada, minimizando os impactos no seu processo de negócio. É com o desenvolvimento de ações preventivas e corretivas é que se tem a melhor proteção de seus processos dentro da organização.
O Plano de Continuidade de Negócios é composto por um conjunto de planos que auxilia no modo como os gestores deverão proceder em caso de um incidente, e quais as medidas a serem tomadas para que não prejudiquem o andamento dos processos dentro da organização, gerando uma maior confiabilidade nos serviços realizados pela TI dentro da empresa, garantindo um trabalho contínuo e de qualidade.
Ao longo de nossa história, tivemos o prazer de prestar nossos serviços para várias empresas. Conheça algumas delas!
© Todos os direitos reservados. Spaini Consulting